Blog da Ativa > Aprenda a Investir > O que é Imposto de Renda?
11 abr de 2011 às 15h46 - Por      2

O que é Imposto de Renda?

O imposto sobre o rendimento, mais conhecido como Imposto de Renda (IR), incide sobre o percentual de renda obtida por cada um dos residentes de um país, ou seja, incide proporcionalmente ao ganho mensal ou anual de cada pessoa física e jurídica. Isto torna a forma de tributação mais igualitária, uma vez que cada um paga o valor proporcional ao que ganha. Quem ganha mais, paga mais.

No Brasil, o imposto é cobrado mensal ou anualmente, dependendo de qual o ganho que estará sendo tributado, e deve ser informado para conferência da Receita Federal no ano seguinte, através da Declaração Anual.

Existe uma tabela regressiva para recolhimento de imposto no caso de investimentos como Tesouro Direto, Clubes e Fundos, calculados e recolhidos automaticamente. Já no investimento em ações, opções, termo e mercado futuro(renda variável), cabe ao investidor realizar o cálculo de seu lucro e recolher o imposto devido através do Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) mensalmente.

As alíquotas praticadas no mercado de renda variável são 15% para o mercado normal e 20% para day-trade (operação com mesmo ativo no mesmo dia). Para ajudar ao pequeno investidor, a Receita estabeleceu um limite de isenção exclusivamente para operações com ações. Como o cálculo do IR relativo aos investimentos em Bolsa tem uma série de detalhes, é interessante utilizar serviços como a Calculadora de Imposto de Renda, que já apresentam os valores a serem recolhidos e gera relatórios que auxiliam no preenchimento da Declaração Anual.

Para quem não utiliza o serviço de uma Calculadora de IR, e prefere fazer os cálculos na ponta do lápis, vale dar uma olhada no PPT abaixo. Além de explicar as especificidades de cada tipo de aplicação em renda variável, ainda tem fórmulas dos cálculos que precisam ser feitos para a declaração.

Confira mais algumas dicas em nosso podcast de IR.


2 comentários para "O que é Imposto de Renda?"

bruna disse em 6 de julho de 2011 às 17:44

Quem paga imposto de renda é so quem tem alguma coisa em seu nome?

    Comunicação Ativa disse em 7 de julho de 2011 às 11:51

    Cara Bruna: não, o Imposto de Renda incide sobre ganhos, por exemplo. No caso de pessoa física, incide tanto sobre o salário recebido mensalmente (respeitado o limite de isenção determinado pela Receita Federal) quanto em operações no mercado financeiro. Há cobrança de Imposto de Renda para Pessoa Jurídica também. Esclarecemos sua dúvida? Espero que sim! Qualquer coisa, volte a perguntar.

Comente você também

*

© 2010 Ativa - Todos os direitos reservados

Todas as operações realizadas através da plataforma Ativa Trade são executadas pela Ativa S.A. CTCV.
Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções, podendo invalidar ordens ou negociações. * A corretagem de R$ 15,00 pela internet é líquida de tributos e emolumentos.